MAQUIAGEM

TUDO SOBRE BASES

Dossiê Pele: História, curiosidades, bases favoritas, reflexões…

Sempre que falamos em maquiagem, várias dúvidas surgem naturalmente. Como fazer o olho esfumado? Como passar delineador? Mas nenhuma é tão frequente, e tão relevante, quanto a escolha da base. Como o próprio nome já diz, a base funciona com uma fundação da pele, o produto que vai iniciar todo o processo de beleza da construção de uma bela maquiagem. Desde os tempos antigos, as mulheres buscam camuflar imperfeições e alcançar a pele perfeita. Na Era Romana, usava-se giz para corrigir a pele. Mas a base que conhecemos hoje, surgiu por volta de 1930 quando Max Factor, ou Maximilian Faktorowicz, maquiador de origem polonesa, que começou sua carreira maquiando os integrantes do Royal Ballet na Rússia, inaugurou uma pequena loja no centro teatral na cidade de Los Angeles na Califórnia. Sabe o famoso Pancake? Crianção de Max Factor.

dona karão

O conceito de uma pele perfeita mudou muito com o passar dos anos. Logo em sua origem, o pancake corrigia deixando a pele carregada, que não respirava, o que com o passar dos anos deixou de ser a maquiagem ideal. Com o desenvolvimento das imagens de televisão, foi necessário criar bases invisíveis, em alta definição e que corrigem sem parecer que há base no rosto, de uma forma natural, conceito que adotamos hoje de pele perfeita.

Para tratar desta pele invisível, a marca francesa Make Up For Ever desenvolveu uma das bases mais usadas em televisão hoje em dia, a Make up For Ever Ultra HD nas versões líquida e bastão (Stick) .

bases-favoritas-blog-dona-karao

A grande tendência da maquiagem de hoje é a pele leve, com uma cobertura média, não parecendo que a mulher está usando base, mas sim que sua pele é bonita, viçosa e bem cuidada. Esta mesma teoria se aplica para peles mais maduras, já que as linhas de expressão e rugas não combinam com uma “massa corrida”, o que faria marcar estas rugas ainda mais.

Hoje em dia já temos um mercado que atende a todos os tipos e cores de pele. O importante neste processo todo é conhecer sua pele. Saber se você tem pele seca, pele oleosa, pele mista ou normal, e a partir deste ponto, ir atrás da base que mais se adequa ao seu tipo de pele. O próximo passo é descobrir sua cor. Marcas como MAC e Make Up For Ever , são importantíssimas no mercado, pois oferecem uma gama enorme de cores, sendo possível encontrar exatamente seu tom de pele, não ficando nem mais claro nem mais escuro, da maneira correta que deve ser feita. Nosso mercado nacional vem caminhando no mesmo sentido e hoje temos produtos de qualidade.

Base-textura-blog-dona-karao

A base que encontramos no mercado, não mais serve somente para uniformizar a pele. Hoje temos FPS, antioxidantes, hidratante e outros benefícios em uma embalagem só, o que proporciona beleza e tratamento diários.

Mas como chegamos a uma pele perfeita? O passo a passo é mais simples do que se imagina. O primordial antes da aplicação da base é a limpeza da pele com demaquilante ou sabonete líquido para o rosto. Após a limpeza, é importante tonificar a pele para ela se sentir preparada para receber a maquiagem. Estes passos influenciam na durabilidade da base na sua pele. O próximo passo é a hidratação, fundamental para uma pele bonita, pois a base necessitará de água para manter seu aspecto leve e bonito, absorvendo água de sua pele. Caso a pele não esteja hidratada, a base não terá de onde reter esta água. A partir da limpeza e hidratação, aplique sua base, com as mãos ou com pincel, como preferir, criando camadas finas e uniformes.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply