PRO ARTIST

PRO ARTIST: ONDE ESTUDAR MAQUIAGEM?

Uma das minhas maiores vontades com este espaço é passar informação útil não só para quem gosta de maquiagem, mas para quem vive de beleza!

Por isso, começo aqui com o “Pro Artist”, uma categoria exclusiva para falarmos sobre o mercado de beleza, as novidades, dicas profissionais, produtos, técnicas, onde estudar e etc.

Vamos começar pelo começo, pela primeira coisa que deve passar pela sua cabeça se você está pensando em trabalhar com beleza: Onde estudar? Que cursos fazer? Darei algumas dicas e passarei algumas experiências pessoais.

Quando comecei a pesquisar sobre escolas, cursos, antes de começar a trabalhar com beleza, fui na opção mais viável para quem está fora do eixo Rio-São Paulo (na época estava em Brasília) : SENAC ! Fiz um curso de maquiagem social que era diário e teve duração de 1 mês, um “intensivão”. Como eu já tinha uma certa habilidade, achei o curso bem bacana e suficiente para o momento que passava. Mas o mais bacana dos cursos de maquiagem é a parte de relacionamento, quem se conhece e as oportunidades que podem surgir com estes contatos.

Neste curso do Senac-DF, conquistei minha primeira experiência na TV. No último dia de aula conheci a Carla Cerize, querida amiga que me deu a oportunidade de trabalhar no SBT DF, fase importante na minha carreira, de muito aprendizado.

Quando cheguei em São Paulo, resolvi fazer o curso de Workshop de maquiagem avançada com a Ju Rakoza na Escola Madre , não só para aprimorar as técnicas de maquiagem voltadas para o mercado fashion, como para conhecer a Escola, que é uma das mais importantes do nosso mercado, além de conhecer pessoas da cidade e da indústria da beleza [ importante para quem está chegando em SP e não conhece muita gente ] . O workshop teve duração de 1 dia e fiquei morrendo de vontade de ter ainda mais conhecimento (já que sou apaixonada por make para editorial e passarela). Se tem uma coisa que a MADRE sabe fazer é incluir seus alunos no mercado de trabalho!! Eu mesma, hoje trabalho no escritório da marca Contém 1g, fazendo algo que amo e mergulhada na maquiagem, graças à MADRE!! Além disso, fiz vários freelas graças ao relacionamento feito na escola entre os próprios alunos, que se ajudam muito!!! A escola abre suas portas para os alunos assistirem MasterClasses das marcas parceiras, o que é super bacana para conhecer as novidades em produtos e conhecer seus representantes! Super indico, sem dúvida uma das melhores escolas do Brasil e  mora no meu coração!

escola-madre-maquiagem-blog-dona-karao

imagem: tatices.com

No ano seguinte, em 2015, fiz o curso que julgo ser o MELHOR curso que já fiz na vida! Divisor de águas total, além de uma grande conquista pessoal!! No começo do ano passado, a escola inglesa MASTERED com a LENDA da maquiagem internacional VAL GARLAND [ se você, artista, ainda não conhece Val, vá agora para o google/pinterest e conheça , pesquise, estude o que puder sobre ela, minha diva!)

mastered-val-garland-blog-dona-karao-pri-luna

O curso foi diferente de tudo que já fiz por alguns motivos:

Foi todo on-line e com 1.000 alunos do mundo todo , precisava passar por um processo seletivo, o que me deixou ainda mais feliz de fazer parte deste time de peso, junto com maquiadoras brasileiras que admiro demais: Vanessa Rozan (Liceu e Maybelline) , Jake Falchi (MAC) , Rafaella Crepaldi (NARS) , dentre outras!

o curso durou 4 meses e durante este período tivemos aulas sobre processo criativo, portfolio, kit de maquiagem,  maquiagem para publicidade, desfile com briefing de grandes nomes como Vivienne Westwood , editorial, como promover seu trabalho e se transformar em uma marca e mais.

Fomos estimulados a criar o tempo todo com briefs de cada etapa do curso, além de termos toda uma tecnologia ajudando na comunicação com a escola e entre os alunos, um ajudando o outro.

Ter a própria Val Garland como mentora, ensinando, mostrando como cria, falando de maneira tão inspiradora sobre o mercado, como se posicionar…realmente foi o melhor investimento da minha carreira!!!

 

val-garland-makeup-blog-dona-karao-pri-luna

Mas se você pensa que só devemos investir na maquiagem hoje em dia, está muito enganado! No mercado brasileiro, é fundamental que o maquiador (a) saiba fazer penteado e ainda seja ativo nas redes sociais. Sabe porque? Muitas marcas contratam maquiadores não só pela habilidade, mas pela “fama”, por números, pela influência – eu sei, difícil, mas faz parte do mercado. Por isso, invista em uma boa comunicação em suas redes sociais, mesmo quando não tenha job, aposte em imagens bonitas, fotos inspiradoras, vale a pena!

liceu-de-maquiagem-glambox-university

imagem: Belezinha.virgula.uol.com.br

Mas  voltando para cabelo/penteados. Sempre aprendi técnicas de cabelo observando outros artistas em ação e, por isso, hoje sinto a necessidade de fazer um curso, que iniciarei este mês no Liceu de Maquiagem com Vito Mariella , expert no assunto [ empolgada!!] !! Este curso é feito especialmente para maquiadores que precisam aprimorar as técnicas de penteados para eventos sociais e outras ocasiões.

O Liceu é considerado a Meca da Maquiagem. De lá saem maquiadores com mãos “liceu padrão de qualidade“, além de formar os principais maquiadores de marcas internacionais no Brasil – se você tem interesse em uma carreira executiva, dentro de uma marca de maquiagem internacional no Brasil, acredito que ter o Liceu como formação possa ajudar, já que, como falei a maioria das maquiadoras de marcas da Sephora são ex-alunas do Liceu: Mari Ishizaka (Benefit), Giovana Leddomado (Guerlain) , Gisele Magatti (Guerlain e professora do Liceu), Ligia Albert (Make up for ever).  O maquiador formado no Liceu tem uma mão diferenciada, leve, impecável, elegante…isso é perceptível para mim. 
liceu-de-maquiagem-blog-dona-karao

imagem: vogue

Por isso, anota aí algumas opções existentes no mercado:

É isso, espero que tenham gostado das dicas! Amigos maquiadores, deixem as opiniões de vocês e vamos trocando experiências!

 

9 Comments

  • Reply
    Larissa
    18/05/2016 at 6:14 pm

    Depois de indicar a Embelleze, fiquei com dúvidas se você realmente conhece bem essa escola.
    Minhas amigas que começaram a fazer, desistiram no 5 mês pois ainda não conseguia fazer o esfumado, fui e ajudei. Ela me olhou e disse, aprendi mais com você em 1 hora, do que com a Embelleze em 5 meses ……

    • Reply
      Pri Luna
      30/05/2016 at 12:19 am

      Oi querida, tudo bem?
      Não conheço a Embelleze, apenas citei para conhecimento, para que as pessoas saibam que existe.
      As que conheci , mencionei dando meu depoimento.
      Beijos

  • Reply
    BIanca Fernandez
    29/07/2016 at 1:25 am

    Oi Pri, disse que viria seu blog e vim até ele mesmo! =)
    Fiz o curso básico de maquiagem na Madre e semana que vem início o avançado. Adoro a escola, adoro o método deles em relação ao material, e sei da competência de seus profissionais. Por isso a confiança! Por outro lado, não sei se o mesmo ocorre em outras escolas e cursos, mas como sempre os acompanho, percebo que muitas oportunidades que surgem por lá, surgem sempre para as mesmas pessoas… Não sei se pelo profissionalismo ou pelo coleguismo, pela empatia que determinadas pessoas criaram com a escola e com alguns dos professores.
    Não é recalque – hahaha – longe disso, mas tenho muita vontade de fazer algum curso no Liceu, por exemplo, por que sei o quanto agregará no meu currículo. Porém, tenho esse receio de que eu não saiba fazer os contatos certos, que mesmo depois de um investimento como esse as coisas não aconteçam.
    Enfim, desculpe pelo desabafo. Foi o primeiro post que li também e caso você já tenha falado sobre o assunto, tenho muito interesse em saber mais sobre como fazer esse marketing pessoal, como se relacionar com as pessoas nesse mercado.
    Beijos e obrigada!

    • Reply
      Pri Luna
      02/08/2017 at 6:50 pm

      Olá Bia, tudo bem?
      Me desculpe pela demora de 1 ano kkk tinha desativado o site e não tinha me dado conta o quanto tempo não entrava aqui.
      Sem dúvida relacionamento é grande parte de todo esse processo. Nosso mercado anda crescendo muito e são muitos profissionais que se formam todos os dias. Por isso, para ser visto e lembrado, é importante estar perto das pessoas que você admira e quer trabalhar junto. Se aproxime, entre em contato sempre com elegância …o não você já tem. Por ter certeza que são sempre as mesmas pessoas porque essas pessoas são insistentes, perseverantes. Vá fundo! Mostre ao mundo seu trabalho de todas as maneiras que puder! Qualquer coisa pode entrar em contato comigo por email também.
      Beijoss

  • Reply
    PAULA JAQUELINE MIRANDA
    24/03/2017 at 5:49 pm

    Linda me ajude, meu nome é Paula, me formei em maquiagem pela embelleze, e agora quero fazer um mais top, estou entre Madre e Liceu. Pode me ajudar? Obrigada!

  • Reply
    Paula
    29/03/2017 at 8:31 pm

    Linda me ajude por favor, me formei pela Embelleze e aagora quero fazer aperfeiçoamento, qual escolho? Madre ou Liceu? Qual vc acha que é melhor? Obrigada!

    • Reply
      Pri Luna
      02/08/2017 at 6:43 pm

      Oi Paula, tudo bem?
      Me desculpe pela longa demora. O site estava desativado, mas agora estou voltando.
      Então, essa é uma pergunta difícil porque acho que as duas escolas se complementam mesmo. Acho que para fazer relacionamentos e explorar cursos mais específicos, a MADRE é muito legal. Tem muita gente, muitos cursos e professores incríveis. Já o Liceu tem uma pegada mais artística, mais editorial/fashion. Amo as duas escolas e acho que vai depender do caminho que você quer dar a sua carreira, é válido fazer um curso em cada lugar.
      Bjs

  • Reply
    Priscila
    12/07/2017 at 10:55 pm

    PRECISO de um help, o melhor curso de maquiagem em SP…..Estou a algum tempo procurando, a principio meu favorito era o Liceu, mas ouvi alguns comentarios desanimadores e voltei a ficar perdida….Maquiadoras de plantao, me ajudem!

    • Reply
      Pri Luna
      02/08/2017 at 5:54 pm

      Olá Priscila, tudo bem? Desculpe a demora, o blog estava desativado mas vou voltar logo mais.
      Sobre cursos de maquiagem: As duas que mais indico são o Liceu e a Madre. Pontos de cada uma: a MADRE é maior, tem mais cursos, consequentemente tem mais gente para você fazer contatos para conseguir trabalhos. Já o Liceu é uma escola mais artística, menos comercial. Você sai com uma técnica impecável. Mas ai vai de cada um cavar as oportunidades.
      Espero que tenha te ajudado. Qualquer coisa pode entrar em contato comigo no donakarao@gmail.com

    Leave a Reply