LUÍSA PENSA BESSA

Pat McGrath e os adornos na maquiagem

Pode parecer algo inovador, mas usar intervenções na maquiagem vem de tempos atrás. Arrisco até dizer que estive nessa tendência inovadora usando desses artifícios desde 1986. Usar “coisas” no rosto além dos cosméticos não é algo moderno ou a última tendência da estação. Mas COMO usar essas “coisas”, pode ser que sim.

joia-maquiagem-blog-dona_karao

Quando vi os últimos desfiles da Givenchy, fiquei hipnotizada pelo minucioso da maquiadora Pat McGrath! Me referi aos looks como maquiagem, mas vi que alguns sites chamaram o adorno de máscara.

givenchy-ss2016-blog-dona_karao

O desfile do inverno 2015 me associou muito os looks das indianas. Onde as mulheres usam várias joias que percorrem corpo e rosto com vários significados, em cerimônias, casamentos ou no dia-a-dia mesmo. Nesse caso, esse visual é uma expressão cultural, sendo uma referência de costumes e valores. E arrisco dizer que há pouca influência do mundo moderno e ousado em que vivemos nessas joias e adornos.

givenchy-fall-blog-dona_karao

Rostos, acessórios, joias… Será que um dia teremos joias para o rosto?! Assim, pra comprar no shopping, sabe?

Burcu Buyukunal é uma designer turca que desenvolveu uma coleção de joias para o rosto, assim como Akiko Shinzato , designer japonês, que está em Londres. Porém, ambos não desenvolveram suas coleções com intenções comerciais, digamos. Através destes dois trabalhos, os designers questionam os padrões de beleza atuais, as intervenções cirúrgicas que interferem nossas expressões, nossa aparência. Burcu e Akiko usam a joia de rosto como uma crítica aos padrões estéticos e não exatamente como uma joia que você vai querer usar numa festa, por exemplo.

joias-criticas-blog-dona_karao

“Nossa, mas tudo isso é muito esquisito! Eu jamais usaria”, me diz você agora. Gente, podemos diluir toda essa informação e trazê-la para o mundo de pessoas “normais”. Vai me dizer que você nunca usou aquele strass no cantinho dos olhos num look super elaborado? Não? Ah, tenho certeza que alguma amiga sua que já usou sim. Nem que tenha sido pra uma festa de carnaval. E os piercings que comumente habitam nossas faces?

indianas-joias-rosto-blog-dona_karao

A maquiagem está cada vez mais elaborada, explorando materiais além dos cremes e pós que costumamos usar. Inclusive,
a ADCOS tem uma linha de tratamento para pele chamada de Coleção Joias, onde há a máscara de diamante, de safira, entre outras.

Vendo o último desfile da Givenchy , de primavera verão 2016, com aqueles rostos maravilhosos, fiquei pensando na liberdade que temos em experimentar os materiais a serem usados nas criações das belezas dos desfiles. A riqueza de detalhes, a harmonia, delicadeza e precisão desses looks me encantam! Essas make-máscaras são suaves mas de expressões fortes, imponentes. Os materiais usados no rosto foram também usados nas roupas da coleção. Um visual orgânico, tudo se mistura em harmonia. Suave e estranho. Não é só maquiagem, não é só moda, não é só um desfile. É tudo isso misturado e resultando em uma linda e maravilhosa obra de arte.

adornos-rosto-desfile-blog-dona_karao

Pat nos fazer pensar o quanto é importante olharmos para os desfiles, as apresentações, com olhos menos comerciais e deixarmos a imaginação passear livremente, ao invés de categorizar tudo entre “eu usaria” ou “eu não usaria”. Afinal, as criações foram feitas pra se admirar, sem limites. E quando alguém se aventurar usando essa make, me manda uma foto!

We were told the show was a celebration of love in all its forms. Riccardo wanted the masks to look soft, to be more romantic and organic, but still strong and a bit strange.” Pat McGrath sobre Designer Riccardo Tisci

Por Luísa Bessa

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply