LUÍSA PENSA BESSA

MAQUIAGEM ORIENTAL : A TENDÊNCIA BYOJAKU

O VERMELHO É JOVEM

Nasci de um arco-iris e caí diretamente no mundo das Modas. Meu nome é Luísa, sou formada e pós graduada na área e adoro tudo que me gera questionamentos e curiosidades. Por isso estou aqui!

Byojaku-blog-dona_karao-maquiagem-oriental-coreana

Há tempos acompanho alguns sites de street style daqueles bairros famosos de Tokyo. O visual das pessoas dalí me atrai bastante! São muitas composições, acessórios, estampas… Tudo misturado. É o tipo de visual que nada combina, mas tem harmonia. Bom, eu acho que dá certo. Acho interessante algumas características que percebo nas fotos: as pernas tortinhas das meninas, os sapatos sempre tem aspecto de usados (riscados, gastos) e as maquiagens das meninas. Algumas são super produzidas, outras parecem estar de cara lavada. Porém, tenho notado algo sempre presente, até nos rostos aparentemente sem maquiagens: um avermelhado na região dos olhos.

Byojaku-Aegyo-Sal-blog-dona_karao-maquiagem-oriental

Nós aqui, fazendo simpatia pro santo pra conseguir sumir com nossas olheiras ocidentais e as orientais dando aquele tchan avermelhado nos olhos. Gente, why? Não é preciso pesquisar muito pra saber a importância da expressão dos olhos nas culturas orientais: são sempre representados GRANDES, expressivos, hipnotizantes! Nota-se pelos MANGÁS. Pesquisando pelo tema “olhos vermelhos japonses” por aí, descobri que para as gueixas isso tem um significado especial: elas usam o vermelho e o preto na sua maquiagem.

gueixas-blog-dona_karao

Mas a quantidade de vermelho começa a diminuir conforme uma maiko (aprendiz de gueixa) torna-se uma gueixa. Ou seja, quanto mais experiência ela for ganhando, menos vermelho terá nos olhos, até que se torne mínimo ou seja excluído da maquiagem. E tem uma razão “é que a sua ‘beleza’ está agora em sua maturidade e arte ao invés da sua aparência”. Já o look avermelhado do street style, surgiu em 2013 e é uma tendência de maquiagem que aqui no Brasil foi nomeada de “cara de ressaca”. Achei em alguns blogs brasileiros que os coreanos chamam esse look de aegyo sal e os japoneses chamam de byojaku. Mas não é bem assim, há uma diferença. Aegyo Sal, também chamado de “eye smiles“, é o nome dado ao truque de deixar os olhos “gordinhos”, como se fossem inchadinhos. Dizem que dá uma rejuvenecida no visual, deixando mais meigo. Já o Byojaku é o aspecto de doente, uma aparência de frágil, de alérgica – quem também costuma ser usado com o truque dos olhos inchadinhos. Daí vcoês me falam: ai, credo, mas qual a vantagem de apararecer com cara de alergia, de doente? Ué, gente, e qual a vantagem de usar um look junkie? Dá no mesmo, falta saúde nos dois casos. Só não entendi bem o porquê as duas tendências receberam o nome de “cara de ressaca” no Brasil. Vi um post da VOGUE que afirma que a cara de ressaca está em alta na última temporada de desfiles.

desfiles-givenchy-blog-dona_karao

Mas não é o mesmo aspecto das orientais, o que vimos nos desfiles é algo mais cansado, não exatamente doente e frágil. Bom, falando da região dos olhos avermelhados em geral (seja da gueixa, seja aegyo sal ou byojaku), todas me remetem ao aspecto do jovem e do frágil. Aquelas bochechinhas infantis mais altas, avermelhadas seja do sol, seja da gripe, de vergonha ou até daquele calor após uma tarde de brincadeiras no parque. Sabe? Suposições a parte, acho tudo isso super interessante e muito particular. Afinal, quem não quer se manter jovem? Fruits serão sempre uma fonte de pura inspiração! E pra quem acha que saciei minha curiosidade com o tema, sinto dizer que não rolou não. Afinal de contas, o que tudo isso tem a ver com “cara de ressaca”?! Alguém sabe?

Por Luísa Bessa / Colaboradora do Dona Karão

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply